sábado, 21 de março de 2009

O caminho do alimento, principais enzimas digestórias e suas formas de ação

Na boca, o alimento é triturado pelos dentes, umedecido pela saliva e misturado pela língua. A saliva é produzida pelos três pares de glândulas salivares. A saliva tem a enzima ptialina ou amilase salivar, que inicia a quebra” do amido. Após a mastigação, forma-se o bolo alimentar.
O alimento é engolido: a língua empurra o alimento, que passa pela faringe e cai no esôfago.
O esôfago conduz o alimento para o estômago (movimento peristáltico). Se tudo correr bem, em menos de dez segundos, ele chega ao estômago.
O alimento fica algumas horas no estômago. Durante esse tempo, ele é amassado e revolvido, recebendo o suco gástrico, que é produzido nas células estomacais. O suco gástrico é um líquido formado por enzimas digestórias e ácido clorídrico. Sua principal enzima é a pepsina, que atua sobre as proteínas.
Aos poucos, o alimento passa para o intestino delgado. Ele tem consistência pastosa e chama-se quimo. Pequenas quantidades de quimo são regularmente “esguichadas” do estômago através da válvula pilórica.
É no intestino delgado que acontece a maior parte da digestão, devido à ação conjunta de três sucos digestórios: o suco pancreático, o suco intestinal (ou entérico) e a bile.
O suco pancreático e o suco intestinal contêm enzimas que atuam na digestão de glicídios, de lipídios e de proteínas.
Embora a bile (produzida pelo fígado) não contenha enzimas digestórias, ela é importante porque emulsiona as gorduras – a bile atua como um detergente, transforma gotas em gotículas.
Ao longo de seus pouco mais de seis metros de comprimento, ocorrem as transformações finais da digestão e a absorção dos nutrientes.
A parte dos alimentos que não foi absorvida passa para o intestino grosso, onde ocorre a absorção da água que estava misturada ao alimento e se formam as fezes.
As fezes são eliminadas pelo ânus.
O suco pancreático e o suco intestinal, também chamado entérico, contêm enzimas que atuam na digestão de glicídios, lipídios e proteínas, concluindo o processo digestório.
A bile produzida pelo fígado e secretada pela vesícula biliar não contém enzimas. Entretanto, é ela que permite a eficiente ação das enzimas que digerem os lipídios, porque a função principal da bile é emulsionar as gorduras, atuando como um detergente. Desta maneira, gotas de óleos e gorduras são transformadas e minúsculas gotículas.
O intestino delgado tem algumas adaptações que facilitam a absorção de nutriente. Sua superfície interna possui dobras, chamadas vilosidades, em toda a sua extensão. As vilosidades, por sua vez, tem suas próprias estruturas em forma de dedos microscópicos – as microvilosidades – , que ampliam muito a superfície intestinal, aumentando a eficiência da absorção de nutrientes.
As principais enzimas digestórias e suas formas de ação:
Suco digestório: Saliva
Local de produção:Glândulas salivares
Local de ação: Boca
Principais enzimas:Ptialina ou amilase
Substratos: Amido
Produtos: Maltose
Suco digestório: Suco gástrico
Local de produção: Glândulas gástricas
Local de ação: Estômago
Principais enzimas: Pepsina
Substratos: Proteínas
Produtos: Proteoses e peptonas
Suco digestório: Suco entérico
Local de produção: Glândulas intestinais
Local de ação: Intestino delgado
Principais enzimas: Lípase entérica
Substratos: Lipídios
Produtos:Ácidos graxos e glicerol
Principais enzimas: Maltase
Substratos: Maltose
Produtos: Glicose
Principais enzimas: Sacarose
Substratos: Sacarose
Produtos:Glicose e frutose
Principais enzimas: Lactose
Substratos: Lactose
Produtos:Glicose e galactose
Suco digestório: Suco pancreático
Local de produção: Pâncreas
Local de ação: Intestino delgado
Principais enzimas: Tripsina
Substratos: Proteoses e peptonas
Produtos:Aminoácidos
Principais enzimas: Amilase pancreática
Substratos: Amido
Produtos: Maltose
Principais enzimas: Lipase pancreática
Substratos: Lipídios
Produtos:Ácidos graxos e glicerol

5 comentários: