domingo, 8 de março de 2009

Histologia Animal – Estudo dos Tecidos

1. Como surgem os tecidos
Nos seres de reprodução sexuada, toas as células surgem de uma única célula, a célula-ovo. Em determinada fase o embrião é formado por apenas duas camadas de células: a ectoderme (externa, que origina o tecido que reveste o corpo e o sistema nervoso); a endoderme (interna, que origina o revestimento do tubo digestório e do sistema respiratório entre outras estruturas). Mais tarde surge uma terceira camada, a mesoderme (responsável pela produção de vários tecidos internos, como o conjuntivo, os músculos e o sangue).
2. Tecido epitelial
O tecido epitelial ou, epitélio caracteriza-se pela presença de células estreitamente unidas, com poucas substâncias intercelular. Ele reveste todas as superfícies internas e externas e forma glândulas.
2.1. Tecido epitelial de revestimento
Reveste o corpo e forra as cavidades (tubo digestório, sistemas respiratório e urinário), conferindo proteção contra atritos, invasão de microrganismos ou evaporação e servindo para absorção de alimento, oxigênio, etc.
Pode ser formado por uma camada de células (epitélio simples) ou por várias camadas (epitélio estratificado), constituído por uma camada de células com núcleos em alturas diferentes.
2.2. Tecido epitelial glandular
Resultantes da multiplicação de células epiteliais, as glândulas são agrupamentos de células especializadas na produção de substâncias úteis, as secreções. Podem ser divididas em: Exócrinas
Mantém comunicação com o epitélio do qual se originam por um canal ou ducto, pelo qual sai a secreção; exemplos: glândulas sudoríparas, sebáceas, lacrimais, salivares e mamárias.

Endócrinas
Não possuem o canal de comunicação com o epitélio de origem e lançam seus produtos, os hormônios, em capilares sanguíneos; exemplos: hipófise, tireóide, paratireóide e supra-renal.
Mistas, anfícrinas
Apresentam partes endócrinas e partes exócrinas; exemplos: pâncreas (secreção interna: insulina; externa: suco pancreático), fígado (secreção interna: proteínas; externa: bile), testículos e ovários (secreção interna: hormônios sexuais; externa: espermatozóide e óvulo).
3. Tecido muscular
O músculo é composto por feixes de células musculares envolvidos por tecido conjuntivo propriamente dito, que leva vasos sanguíneos e nervos até elas. Chamadas de fibras musculares ou, miócitos, essas células se originam da mesoderme e, por meio das miofibrilas ou miofilamentos presentes no citoplasma (chamado de sarcoplasma), são capazes de se contrair e provocar movimentos.
3.1. Tipos de tecido muscular
Existem três tipos:
Tecido muscular estriado esquelético
Formado por células cilíndricas muito compridas, que se originam da fusão de grande número de células embrionárias; por isso são plurinucleadas. Esse tecido forma os músculos esqueléticos, estão presentes no abdome, sob a pele do rosto, presos ao globo ocular. Esses músculos são voluntários.

Tecido muscular liso
Formado por células mononucleadas, sem estrias transversais, constitui a maior parte do músculo liso, presente na parede dos órgãos ocos (como tubo digestório, útero, bexiga, veias, etc), ao redor das glândulas e preso aos pêlos e ao cabelo. Suas funções são: empurrar o alimento ao longo do tubo digestório; regular o fluxo de ar para os pulmões pelo controle de diâmetro dos brônquios e dos bronquíolos; regula o fluxo de sangue por meio de controle do diâmetro dos vasos sanguíneos; regular a intensidade de luz que chega aos olhos pelo controle do diâmetro da pupila; secretar a bile da visícula biliar para o intestino; ajudar a eliminar a urina da bexiga. Portanto, esse tipo de músculo, é um músculo involuntário.

Tecido muscular estriado cardíaco
Forma o miocárdio ou músculo estriado cardíaco, localizado no coração. Suas células longas, ramificadas e mononucleadas, com estrias transversais, e contraem-se de forma involuntária, rápida e ritmada. Suas membranas estão intimamente unidas por linhas transversais, aos discos intercalares.

4. Tecido nervoso
Receber mensagens dos órgãos dos sentidos, armazenar informações, comandar respostas, fazendo os músculos ou as glândulas funcionar, e coordenar diversas funções do organismo, todas essas ações são feitas pelo sistema nervoso, formado pelo tecido nervoso.
4.1. Neurônio
No cérebro há cerca de 100 bilhões de neurônios, células altamente especializadas que se comunicam entre si e formam uma rede pela qual circulam os impulsos nervosos.
A maioria dos neurônios é constituída por uma região chamada de corpo celular ou pericário, na qual se concentram o citoplasma e o núcleo. Dela saem várias ramificações, os dendritos, que recebem mensagens dos órgãos dos sentidos ou de outros neurônios e as passam para um músculo, uma glândula ou outro neurônio através de um prolongamento maior, o axônio.
De acordo com o número de prolongamentos, os neurônios podem ser: multipolares; bipolares; unipolares ou pseudo-unipolares;
4.2 Impulso nervoso
Os animais são capazes de captar estímulos do ambiente através de estruturas especiais, os receptores, com terminações nervosas que disparam o impulso nervoso.
Para cada forma de energia, há um receptor adequado.
Na sinapse, região de contato entre dois neurônios, há uma pequena distância entre eles e a passagem do impulso nervoso é feita por substâcias químicas, os neuro-hormônios, neurotransmissores ou mediadores químicos.
4.3. Arco reflexo
Nos órgãos sensoriais, há os neurônios sensitivos, que recebem os estímulos externos. Transformados em impulso nervoso, esses estímulos são levados para ou cérebro ou para a medula e, através dos neurônios de associação ou intercalares, passam para os neurônios motores. Esse encadeamento de neurônios é chamado de arco reflexo, e o tipo de reposta involuntária e automática que ocorre quando o impulso segue esse caminho é denominado ato reflexo.
5. Tecidos conjuntivos
Originam-se das células mesenquimais, grupo de células da mesoderme que se separam e formam um tecido mole e gelatinoso no embrião, o mesênquima. Eles apresentam grande quantidade de substância intercelular, formada por fibras, e uma parte amorfa, chamada matriz extracelular.
Podemos dividi-los em:
5.1.Tecido conjuntivo propriamente dito
Situa-se abaixo do epitélio, com função de sustentação e nutrição, e em volta dos órgãos, com função de acolchoamento, preenchendo espaços e fazendo a ligação entra dois tecidos diferentes. Sua parte amorfa é uma gelatina formada por ácido hialurônico, na qual há vários tipos de células, como:
· Fibroblastos – produzem substância intercelular e originam outras células desse tecido;
· Células adiposas ou adipócitos – armazenam gordura.
· Macrófagos – fagocitam microrganismos que invadem o organismo.
· Plasmócitos – fabricam anticorpos.
· Mastócitos – produzem histamia (substância vasodilatadora) e heparina (anticoagulante).
· Colágenas - feitas de um tipo de colágeno.
· Elásticas – feitas de elastina.
· Reticulares – feitas de um tipo de colágeno associado a uma glicoproteína.
De acordo com a quantidade de fibras, o tecido conjuntivo é classificado em:
· Frouxo – apresenta poucas fibras e está espalhado por todo o corpo, preenchendo espaços e servido de apoio aos epitélios e sustentando os órgãos.
· Denso – apresenta maior concentração de fibras, o que o torna mais resistente. Encontramos na derme, baço, tendões etc.
5.2. Tecido adiposo
É um tipo de tecido especial de conjuntivo formado de células que armazenam gordura na tela subcutânea; é o amior depósito de energia do corpo. Em pessoas de massa normal, o tecido adiposo corresponde a 20% da massa corporal na mulher e 15-20% no homem.
5.3. Tecidos ósseo e cartilaginoso
Tem função de sustentação. No tecido ósseo (figura ao lado), o material intercelular é sólido, impregnado de carbonato e fosfato de cálcio e associado a uma parte orgânica constituída de uma proteína denominada osseína. Esse tecido é atravessado por canais, por onde passam, vasos sanguìneos, que levam nutrientes a células e nervos. O tecido cartilaginoso é resistente, porém flexível; não é percorrido por vasos sanguíneos nem por vasos linfáticos e nervos.
No nosso corpo encontramos cartilagens na parede das narinas, na traquéia e nos brônquios, nas extremidades das costelas, no encaixe dos ossos longos que se articulam, na orelha externa, nos discos intervertebrais e em diversos outros locais.
As cartilagens oferecem sustentação e forma, além de evitar o atrito e o desgaste entre os ossos que se articulam com movimento.
5.4. Tecido hematopoético
Tem a função de produzir as células do sangue. Está presente na medula óssea vermelha de vários ossos do esqueleto e em certos órgãos.
A medula óssea produz as hemáceas, as plaquetas e alguns tipos de leucócitos. Nos órgãos são produzidos outros tipos de leucócitos, os linfócitos.






5.5. Tecido sanguíneo
É o próprio sangue, que é formado por uma parte líquida, denominada plasma, e por células sanguíneas encontradas no plasma. Sua principal função é transportar oxigênio e substâncias nutritivas para as células e defender o organismo contra a ação dos micróbios.
5.5.1. Tipos de células sanguíneas e função
· Glóbulos vermelhos ou hemácias – transportar gases, principalmente oxigênio.
· Glóbulos brancos ou leucócitos – defender o organismo contra células invasoras, como bactérias.
· Plaquetas – necessárias para o processo de coagulação do sangue.

Um comentário:

  1. agradeço pelas informações!! muito bom o assunto!!Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir