domingo, 22 de março de 2009

Função e composição dos ossos

Os ossos dão estrutura, comprimento e forma ao nosso corpo.
Chama-se esqueleto o conjunto articulado de todos os ossos que sustentam nosso corpo.
É o esqueleto que, por meio de um complexo de sistema de alavancas, possibilita ao nosso corpo desempenhar uma grande variedade de funções.
São funções do esqueleto:
· Manter a forma do corpo e dar-lhe sustentação.
· Proteger órgãos e tecidos.
· Fixar músculos e dar-lhes apoio, permitindo a movimentação.
· Servir como reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo.
· No interior de muitos ossos, encontra-se a medula óssea vermelha, formada por um tecido que produz células sanguíneas como hemáceas, muitos leucócitos e plaquetas.
Um bebê ao nascer possui cerca de trezentos ossos. Na fase adulta, os ossos se fundem e passamos a ter duzentos e seis ossos.
Exemplos de ossos: frontal, glabela, nasal, orbital, maxilar, mandíbula, vômer, cometo inferior, malar, septo nasal, temporal, parietal, escápula, esterno, costelas, coluna,rádio, ilíaco, carpos, fêmur patela, tíbia, tarsos, etc.
Os ossos são variados e adaptam-se bem às funções que desempenham. Ossos dos braços e pernas são longos, funcionando como alavancas, fazendo diversas partes do nosso corpo levantarem-se e abaixarem-se. Os ossos do crânio são chatos, com pequena espessura em relação à largura e ao comprimento, servindo como estrutura de proteção. Os ossos das mãos e dos pés são curtos, apresentando a largura, o comprimento e a praticamente iguais.
Divide-se o esqueleto humano em:
· Cabeça – identificamos o crânio e a face. O crânio é formado por ossos achatados e curvos, firmemente encaixados uns aos outros, formando uma espécie de caixa que protege o encéfalo e a maioria dos órgãos dos sentidos. Os ossos da face são todos irregulares. Assim, como no crânio, eles também estão firmemente encaixados com exceção da mandíbula, único osso móvel da cabeça.
· Tronco – formado pela coluna vertebral e pela caixa torácica.
O tronco e a cabeça formam o esqueleto axial.
· Membros – dividem-se em superiores e inferiores. Os membros superiores são formados pelos ossos do ombro, do baço, antebraço e mão. Os membros inferiores são formados pelo quadril, coxa, perna e pé.
Tecidos formadores dos ossos
Os ossos são órgãos formados por alguns tecidos diferentes (sanguineo, adiposo, cartilaginoso, ósseo), dos quais o mais importante é o tecido ósseo.
O tecido ósseo é formado por células denominadas osteócitos que ficam dentro de pequenas cavidades denominadas osteoplastos, mergulhadas na matriz óssea. Essa é formada por substância intercelular rica em cálcio e fósforo e parte orgânica protéica cujo componente mais abundante é o colágeno.
Os osteoplastos se comunicam uns com os outros por meio de finíssimos canais. Estes estão em contato com canais maiores – os canais centrais – por onde passam capilares que levam sangue contendo água, alimentos e oxigênio para os esteócitos, e deles retiram gás carbônico e outras substâncias inúteis.
Podemos encontrar nos ossos duas classes de tecidos:
· Tecido ósseo esponjoso – encontra-se nas extremidades dos ossos longos e sua substância intercelular apresenta cavidades. No interior dessas cavidades, encontramos a medula óssea vermelha, assim chamada por produzir glóbulos vermelhos, alguns glóbulos brancos e plaquetas.
· Tecido ósseo compacto – constituído por substância compacta e forma a parte tubular e alongada dos ossos longos. Nesse tecido, encontramos os pequenos canais centrais por onde passam vasos sanguineos.
Conhecendo melhor a estrutura de um osso
Externamente observamos duas regiões num osso longo: as epífises – extremidades dilatadas – e a diáfise – “corpo” do osso, situada entre as epífises.
Observando internamente um osso longo, podemos identificar algumas camadas:
· Medula óssea – uma parte é vermelha e a outra é amarela. A medula óssea vermelha, que fabrica os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, localiza-se nas extremidades dos ossos longos. A medula óssea amarela ou tutano apresenta gelatinoso e amarelado, correspondendo a um depósito de gordura que fica dentro da diáfise.
· Periósteo membrana fina e resistente que envolve osso, exceto, nas junções. Apresenta muitos vasos sanguíneos e nervos, que penetram nas outras camadas e se ramificam.
· Tecido ósseo compacto – forma uma espécie de capa rígida. Nervos e vasos sanguíneos entram por pequenos orifícios na superfície.
· Tecido ósseo esponjoso – com numerosas cavidades nos ossos longos, esse tecido é encontrado nas epífises. Nos osso curtos e chatos, encontra-se na zona central.

14 comentários:

  1. ola bom estava fasendo uma pesqisa escolar e adorei essa sua materia, tudo de bom pra vc bjs juliana :D era tudo q eu presisava

    ResponderExcluir
  2. o pessoal fala q c/ internet tudo é mais facil.
    mais isso só é possivel pq existe pessoas inteligente igual vc!!

    ResponderExcluir
  3. otimo! adorei muito interesante, e concordo com o comentário da misleide, e por causa de pesaos qui nem vc qui podemos ter mais conhecimento, vlw.

    ResponderExcluir
  4. Adorei precisei pesquisar um trabalho escolhar e vim aki e encontrei tudo que eu queria !! Realmente vc é muito inteligente
    beijus e um forte e grande abraço e que o Senhor Jesus Cristo continua te abençoando
    E que vc seja sempre felizzzzzz e que todos os seu sonhos se realizem
    Andressa Alves Borges<<<<>>>>>>

    ResponderExcluir
  5. Olá. Estamos a fazer um trabalho sobre a osteoporose e o seu blog forneceu-nos muitas informações sobre os ossos.

    Visite o nosso blog http://umolharsobreaosteoporose-areaprojecto.blogspot.com/

    Obrigada. :)

    ResponderExcluir
  6. eu nao gostei do site porque eu pedi a composiçao dos ossos e nao e isso que eu achei neste site

    ResponderExcluir
  7. Alessandra,
    Estou pesquisando na Internet e não acho nada sobre a célula óssea, imagem dela, você teria algo para postar sobre este assunto? É para um trabalho do meu filho de 7ª série...

    Obrigada!
    Soraya Cruz

    ResponderExcluir
  8. aproivado mas ainda precisa ser bem explicado...bjssss...:]☻☻☻

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu blog, é interessante e bastante informativo. Me ajudou muito em diversas pesquisas escolares nessas semanas... Está bem explícito que você é uma professora e tanto =)
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  10. obrigadão eu precisei de sua materia em um trabalho escolar!!!!!

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkk
    mt massa me servio mt para aminha pesquisa de redação!
    valeu!!!!!!!!
    :) :) :)

    ResponderExcluir